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COMO OS VÍDEOS PODEM AJUDAR MINHA EMPRESA

Three young friends sitting outdoors and looking at mobile phone. Group of people sitting at outdoor cafe and watching video on the smartphone.

Treine e engaje sua equipe de onde estiverem.

O uso dos vídeos para impactar o público, treinar e engajar a equipe, elevar a produtividade e obter novas conquistas é uma prática que vem sendo adotada cada vez mais nas empresas e organizações, principalmente devido ao avanço da tecnologia e ao modelo de trabalho incorporado por grande parte das empresas, o home office.

Neste conteúdo, você vai entender porque deve utilizar vídeos como recurso educativo

Seja para conquistar novos clientes, estabelecer parcerias, realizar eventos, apresentações, treinamentos ou até mesmo para aumentar o engajamento entre os colaboradores, os vídeos têm se mostrado o formato que mais atrai a atenção do cérebro humano.

O recurso audiovisual faz com que o nosso cérebro processe um determinado assunto até 60 mil vezes mais rápido que um texto abordando o mesmo conteúdo, conforme aponta um estudo recente da Universidade de Delaware (EUA), que analisou as reações do corpo e do cérebro humano de um grupo de pessoas, quando expostos à apresentação de imagens em movimento e estáticas.

De acordo com o Dr. James McQuivey, da Forrester Research, com base na afirmação “uma imagem vale mais que mil palavras” e alguns cálculos matemáticos , um minuto de vídeo equivale a 1,8 milhões de palavras.

Isso explica a facilidade de retenção que ele o recurso nos proporciona e, por isso, é um dos formatos favoritos da maioria dos espectadores. Afinal, além de ficarmos mais atentos, os vídeos transmitem as mensagens de maneira mais eficaz, sendo, muitas vezes, mais didático, facilitando a assimilação e engajamento dos espectadores e mais acessível para aqueles que não podem enxergar, por exemplo.

Pesquisamos alguns dados concretos para entender porque a utilização de vídeos nas empresas tem se tornado essencial, principalmente após o ano de 2020 e 2021, onde vivenciamos a expansão da pandemia e a adoção, por tempo indeterminado, do home office, que trouxe consigo o distanciamento de rotinas importantes de treinamento e aprendizado nas empresas:

A Forbes divulgou que 80% das pessoas aumentaram o consumo de vídeos na pandemia e, ainda dentro do mesmo artigo, mas de acordo com um estudo da Cisco, a estimativa é que a produção de vídeos aumente 15 vezes até o ano de 2022.
Cerca de 82% de toda a criação de conteúdo será em vídeo até 2022, ou seja, 15 vezes maior do que em 2017.

Observando estes números, percebemos como é importante as empresas investirem em novas formas de desenvolver seus colaboradores.

Na era da informação que vivemos, onde a transformação digital avança diariamente, algumas empresas ainda não entendem o poder dos vídeos corporativos e simplesmente não investem neste recurso.

Os dados que iremos apresentar aqui podem te ajudar a entender a importância das empresas investirem imediatamente na produção de vídeos corporativos, institucionais ou de treinamento personalizados, ainda no ano de 2021.

O modo de consumo nunca mais será o mesmo!

A maioria das pessoas estão consumindo mais vídeos, mas os brasileiros são os campeões quando o assunto é consumo de conteúdo em vídeo online e gratuito, principalmente no período de isolamento social.

O estudo “Inside Vídeo” realizado pela Kantar Ibope em 2020, apontou que o Brasil ocupa lugar de destaque em comparação ao restante do mundo quando o assunto é consumo de conteúdo em vídeo:

80% do consumo de conteúdos online gratuitos no Brasil é através do vídeo, enquanto que a média global apontada é de 65%.
Nas redes sociais, o Brasil ganha de 72% a 57% de consumo da média global.
Nas plataformas de streaming, a audiência brasileira é de 62%, enquanto que a audiência gringa aponta 50%.

Estes números mostram a força da audiência brasileira.

As pessoas entrevistadas afirmaram ainda que o vídeo online foi a melhor alternativa para buscar informações, notícias, entretenimento e lazer durante o isolamento social.

Redes sociais

Outra maneira de utilizar os vídeos são nas redes sociais, que vêm se destacando cada vez mais, para diversas finalidades.

Além de atrair mais atenção do que as imagens devido ao storytelling, os vídeos engajam o público transmitindo emoção e mais objetividade na mensagem a ser transmitida.

Além disso, é uma ótima opção para anúncios, seja para vender um produto ou serviço ou para divulgar a sua empresa a mais pessoas.

Os vídeos também permitem que seu negócio esteja presente em uma das maiores plataformas de vídeo, o Youtube.

Inove, seja moderno, formal ou informal, crie tendências e desafios tanto para seu público interno (stakeholders, funcionários e afins) quanto para o público externo (consumidores finais).

O EAD é o novo desafio para o futuro das empresas

O trabalho remoto e o ensino à distância, que antes não tinham tantos adeptos, agora são os principais meios escolhidos pelas pessoas e empresas para driblar o momento de crise econômica e sanitária que atravessamos desde meados de março de 2020.

A grande maioria das pessoas já se conscientizaram que é possível ter um aprendizado de qualidade de forma remota, através do EAD, utilizando, por exemplo, videoaulas já gravadas, animações e transmissões ao vivo.

Você deve se lembrar do boom de lives, jornadas e treinamentos que vivenciamos durante o período de isolamento social e que perduram até hoje.

É inegável o poder dos vídeos quando o assunto é impactar o espectador e fazer com que ele retenha mais e melhor as informações. Sejam eles gravados, animados ou ao vivo, eles prendem a atenção e fazem com que o emissor da mensagem tenha acesso a um dos bens mais caros do mercado atual: a atenção dos seus consumidores e colaboradores.

Pesquisas como “Inside Vídeo“, da Kantar Ibope e a Forbes Insights, correspondem com algo que a Yamamoto já poderia prever: os conteúdos de vídeo são e serão nos próximos anos, as ferramentas mais eficazes para dar continuidade ao ritmo de aprendizado e constante evolução das empresas frente aos clientes e colaboradores.

As empresas que buscam impactar seus públicos entendem que a manutenção desses stakeholders, através de conteúdos audiovisuais bem produzidos para alcançar objetivos de marketing ou treinamento, é essencial para a vitalidade dos negócios.

A partir de uma breve análise, vamos listar 10 principais vantagens que os vídeos proporcionam às empresas:

  1. Difunde conhecimentos para melhorar o funcionamento dos negócios e aumentar o faturamento.
  2. Estimula a criatividade e o pensamento crítico.
  3. Reina e motiva equipes.
  4. Garante a acessibilidade no treinamento de colaboradores PCDs.
  5. Melhora a produtividade das equipes.
  6. Otimiza o direcionamento de objetivos e metas com maior precisão.
  7. Estimula boas práticas profissionais.
  8. Proporciona maior clareza e credibilidade das informações.
  9. Transmite conteúdo e conhecimento com originalidade.
  10. Conquista a atenção e empatia do colaborador, pois o envolve no processo de aprendizado.

Agora que já te apresentamos informações suficientes para saber a importância de investir em vídeos corporativos, comece a planejar quais serão as próximas estratégias para acompanhar o ritmo de crescimento da produção de conteúdos em vídeos no digital.

Conte conosco para produzir as melhores soluções em vídeos corporativos.

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Fontes:

https://www.insivia.com/50-must-know-stats-about-video-animation-marketing-2013/

https://www.kantaribopemedia.com/inside-video-download/

https://olhardigital.com.br/2021/03/04/cinema-e-streaming/brasil-bate-recorde-em-consumo-de-videos-em-2020/

https://forbes.com.br/principal/2020/08/streaming-ganha-ainda-mais-relevancia-com-o-isolamento-social/

https://softcine.com.br/por-que-videos-tem-o-poder-de-focar-a-atencao-do-cerebro/

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