O CRESCIMENTO DO AUDIOVISUAL POPULAR

26/06/2019
Posted in Conhecimento
26/06/2019 Rafaela Caram

Para começamos as publicações aqui no blog, decidimos dividir com vocês um pouco de história sobre o segmento que atuamos: o audiovisual.

É interessante nos questionarmos qual foi o processo para chegarmos à qualidade e tantas opções desse conteúdo nos dias de hoje.

Em termos técnicos, o vídeo é uma tecnologia que processa sinais eletrônicos, analógicos ou digitais com o objetivo de capturar, armazenar e transmitir várias imagens em sequência que dão a sensação de movimento.

Agora, trazendo para nossa realidade mais prática, são gravações de imagens em movimento. 

Mas em quais formatos os vídeos foram transmitidos? 

Bom, começou com a Sony pensando em formas físicas para armazenar os conteúdos captados. A ideia foi criar uma espécie de fita magnética, que ficava armazenada em um cartucho para proteger e facilitar o encaixe num leitor.

Após um tempo, a Philips se destacou criando o gravador de videocassete, a Sony criando as fitas Beta e a JVC lançando o VHS (Video Home System). Por uma década, somente a JVC tinha o direito de fabricar fitas e gravadores, o que a tornou líder do segmento. 

O império das fitas VHS durou dos anos 80 até meados de 2008, quando foi substituída pelo DVD (Digital Video Disc), isso porque o DVD era muito mais compacto, qualidade muito superior em imagem e som quando comparado ao VHS. Além disso, contava com múltiplos canais de som, possibilidade de pular capítulos, legendas etc. Porém, assim como o VHS, o DVD também chegou ao fim, em 2016. Praticamente junto com o Blu-ray que era a grande sensação de se poder assistir à filmes em fullHD e até em 3D, e as grandes locadoras de filmes.

Em paralelo, em 2011 a história do streaming, transmissão de vídeos e músicas pela internet estava sendo moldada pela Media Rights Capital. Eles estavam em busca de vender a ideia de uma nova série a vários canais de televisão nos Estados Unidos. E sem sucesso com os canais de TV, entraram em contato com a Netflix, que até então não tinha a proporção que tem hoje.

O Youtube já estava em ascensão, com grande notoriedade, mas ainda não tinham na plataforma uma maneira de assistir à filmes, séries com qualidade.

A Netflix investiu 100 milhões de dólares, logo de primeira, para passar duas temporadas da série. A única condição era que a série não fosse transmitida em nenhum canal de TV, somente pela internet através do streaming da Netflix. 

A tal série era House Of Cards, e graças à ela a Netflix se tornou catalisadora de revoluções digitais no entretenimento.

Antes do estouro do streaming de filmes, vídeos e músicas, as pessoas só conseguiam acessá-los caso ligassem a televisão, se deslocassem em locadoras de vídeo ou sintonizassem o rádio. 

Hoje, todo esse entretenimento está disponível em computadores, tablets, smartphones e 

televisões, a qualquer hora, em qualquer lugar.

Vale sempre salientar que essa história e evolução não seriam possíveis sem o poder da tecnologia, que tornou previsões, ambições e praticidades em realidade. Mas isso é assunto para outro artigo…

FONTE: 

https://exame.abril.com.br/revista-exame/como-a-revolucao-do-streaming-mudou-os-negocios-das-tvs/

https://pt.wikipedia.org/wiki/DVD

https://www.tecmundo.com.br/mercado/137901-vhs-dvd-blu-ray-historia-guerra-formatos-video.htm

CONTATO

Convidamos você para vir tomar um cafezinho conosco
para trocarmos ideias para o sucesso do seu projeto.

Preencha o formulário e fale conosco no Whatsapp

Ao continuar a navegar ou clicar em "Aceitar todos os cookies", você concorda com o armazenamento de cookies próprios e de terceiros em seu dispositivo para aprimorar a navegação no site, analisar o uso do site e auxiliar em nossos esforços de marketing.
Políticas de Cookies
Configurações de Cookies
Aceitar todos Cookies
Ao continuar a navegar ou clicar em "Aceitar todos os cookies", você concorda com o armazenamento de cookies próprios e de terceiros em seu dispositivo para aprimorar a navegação no site, analisar o uso do site e auxiliar em nossos esforços de marketing.
Política de Privacidade
Cookie Settings
Aceitar todos os cookies